fbpx

Se sentindo sozinho e perdido no intercâmbio?

Não se sinta mal é normal!

Você esperou e idealizou muito esta experiência na sua vida, ou então, caiu de paraquedas nesta nova jornada e, infelizmente, nem tudo pode sair como planejado. A solidão é algo que logo aparece nos primeiros dias, pois a adaptação nem sempre é rápida e fácil. Logo, vem o desânimo, a saudade de casa ou o que você deixou pausado em sua vida. Mas saiba que tudo bem em sentir isso o que não pode é você se deixar levar por esta sensação.

Existem algumas dicas que você pode seguir para tentar amenizar este sofrimento.  O primeiro deles é tentar se enturmar, mesmo que você seja tímido sempre existirá alguém parecido com você. Se você não encontrar esta pessoa no seu curso, tente ampliar o olhar e ver quem mora perto de você ou as pessoas que estão em sua volta (na academia, no parque, no mercado etc).

 O segundo é abrir o seu olhar para novas experiências, ou seja, experimente comidas novas, viaje para cidades próximas e faça atividades que você nunca imaginou em tentar. Não tem uma regra de como se descobrir. O importante é sempre respeitar o seu limite e aprender o que te faz feliz.

 O terceiro é não ter medo de falar o idioma do país que você está morando. Errar o idioma é normal, afinal só se aprende errando! Estude, pratique e se esforce que logo você estará se sentindo mais confiante para conversar.

 A quarta e última dica é ter contato com pessoas que estão há mais tempo no país que você. Isso pode ajudar muito, pois estas pessoas já sabem como as coisas funcionam, o que dá certo e o que dá errado, que lugares são bons para frequentar e se divertir. Estas dicas são somente um ponta pé para que você comece a se sentir melhor nesta fase de adaptação.

O intercâmbio pode ser uma prova de fogo, ele acaba testando a nossa paciência e os nosso limites. Por isso tome cuidado com algumas atitudes e não seja precipitado. Se algo der errado respire fundo antes de tomar alguma decisão, mas se a situação for insuportável: peça ajuda. Não sofra sozinho (jamais). Sempre terá alguém para te auxiliar.

Tatiane C. Piola (CRP 06-97919), psicóloga e auxiliará nossos intercambistas durante suas jornadas.  

 

 

wanderlust intercambios, Cursos de Ingles, Curso de idiomas, estudar e trabalhar no exterior, artigos, assessoria psicológica

Av. Paulista, 807 Conj. 1117
Bela Vista - São Paulo, SP CEP: 01.311-100

A Wanderlust Intercâmbios é parte do Grupo Wanderlust.
© Copyright 2019 - Grupo Wanderlust - Wanderlust Intercâmbios - Todos os direitos reservados
design: The Red Studio

Política de Privacidade Wanderlust